La inquietud científica de los miembros de ALDE fue crear un medio de comunicación masivo que nos permitiera contactarnos con los intereses científicos de los diferentes paises Latinoamericanos. Es así como nuestro primer objetivo fue unificar el lenguaje fonoaudiológico utilizado en el area del sistema estomatognático, a través de una encuesta.
Con mucha satisfacción podemos decir que nuestro objetivo se cumplió, logramos tener la participación de diferentes paises en busca del mismo objetivo: Participar en la Globalización de la Fonoaudiología.
La A.L.D.E. se ha visto en la imperiosa necesidad de dejar de funcionar como entidad jurídica legal estructurada debido a los importantes problemas económicos que vive Argentina en este momento.
Nosotras pensamos que este no es el fin del espiritu que une a A.L.D.E.
ALDE Academia Latino Americana de Disfunções Estomatognáticas
de Irene Marchesan, el Domingo, 01 de mayo de 2011 a las 19:36
Norma Chiavaro fonoaudióloga da Argentina. Leiam sobre o seu sonho.
A Licenciada Fonoaudióloga Norma Chiavaro da Argentina, especialista em MO, teve um grande sonho em sua vida e me convidou para participar desse sonho em 1998. Naquele momento, ela pensou que seria muito bom se tivéssemos um local privilegiado para aprofundar conhecimentos na área das disfunções estomatognáticas e que fosse composto, não só por fonoaudiólogos, mas também por dentistas, fisioterapeutas, médicos, psicólogos ou qualquer outro profissional da área da saúde que quisesse saber mais ou compartilhar seus conhecimentos dentro dessa área. Pensou ainda que deveria ser um local que congregasse não só pessoas da Argentina, mas de toda América Latina. Buscou os meios para dar vida ao seu sonho e, após uma certa luta própria, quase sem recursos ou ajuda externa, deu asas ao se sonho e viu o embrião da ALDE nascer. Nesse instante cria uma comissão de direção. Foi assim que, em 04 de outubro de 1998 na cidade de Buenos Aires nasceu a “Academia Latino Americana de Disfunciones Estomatognáticas” – ALDE. Eu tive a sorte e o privilégio de ser um dos membros fundadores e participar ativamente do sonho de Norma.
Durante dez anos essa mulher batalhadora lutou com unhas e dentes usando toda a sua garra para manter tal Academia em funcionamento apesar da difícil situação política da Argentina e de muitas pessoas, do seu próprio país, serem contra a existência de tal Academia. Contra apenas por o serem, sem nenhuma fundamentação contrária. Nos onze anos de existência da Academia muitos cursos de longa e curta duração, foram dados, ateneus, práticas clínicas e encontros científicos foram programados e executados. Muitas pessoas aprenderam com Norma e com outros professores que a ela se juntaram e fizeram esse sonho dar certo, produzindo flores e frutos da melhor qualidade possível. Após esses onze anos de existência, com muito empenho e esforço principalmente da parte de Norma, ocorreu em 2010 o décimo encontro científico internacional da ALDE e a primeira reunião científica latino americana de motricidade orofacial em 28 e 29 de maio. Nesse encontro, participaram profissionais da Argentina, Brasil, Peru e Chile dentre outros. Discutiu-se a situação da Motricidade Orofacial na América Latina, seu desenvolvimento nos últimos anos e pesquisas recentes.
Infelizmente, esse foi o décimo encontro, e o último também.
Em abril de 2011, Norma desiste do seu sonho, não há dinheiro para sustentar uma Academia em seu país, nem interesse de muitos para que a ALDE continue. A luta de nossa colega Norma Chiavaro pelo desenvolvimento de uma área, no caso da Motricidade Orofacial, seus esforços pessoais, seu desejo de criar pólos de pesquisas entre as instituições de diferentes países não pode morrer. Nós todos, que somos da MO, não podemos deixar morrer o que ela criou e manteve por onze anos. Todos nós temos que continuar a lutar para que os encontros entre os profissionais da MO dos diferentes países da América Latina continuem a existir em algum lugar. Mesmo que formalmente e legalmente a ALDE deixe de existir, ela não deixará de existir em nossos corações e mentes e nós a reavivaremos em todos os encontros dos clínicos e pesquisadores da MO.
Agradeço a Norma por ter sonhado, agradeço a ela por ter me convidado para participar de seu sonho, agradeço ainda por todos os brilhantes encontros que fez durante a existência da ALDE. Sabemos que a idéia de Norma não finda agora, ela nos traz mais forças para continuarmos a lutar pela MO e pela união entre todos os que acreditam que essa é uma área de grande importância.
Parabéns Norma, e todo o meu respeito para a profissional que você é. Sua idéia, seu sonho, está e sempre estará vivo em nossas mentes, tenha absoluta certeza de que ele não morrerá nunca.
Com toda a minha admiração,
Irene Marchesan
No hay comentarios:
Publicar un comentario